Estilista
O profissional Estilista normalmente é o artista que cria as roupas e acessórios, fazendo assim um estilo de como as pessoas se vestem, e um estilista não faz apenas desenhos de modas, mas sim cria um vestuário adequado a cada tipo de pessoa, de acordo como o seu público alvo.
A profissão de estilista exige que se tenha além de criatividade também muito conhecimento em algumas áreas como sociologia, modelagem, desenho e historia do vestuário, mas ainda saiba que a área administrativa também capacita o profissional para lidar com produção, custos, controle de qualidade e vendas.
As opções de atuação no mercado de trabalho sugerem que o estilista possa seguir pelo variado mundo do design, onde as oportunidades seriam em setores variados: desenho de moda, de estamparia e de acessórios; compras; vitrinismo e design de interiores de lojas; desenvolvimento; coordenação; produção e gerência de produtos da indústria têxtil e de pequenas confecções; estilismo; criação de figurinos para cinema, teatro e televisão, entre outras.
Para o profissional que preferir tratar dos negócios da moda encontrará boas chances de trabalho em confecções, fiações, malharias, tecelagens, indústrias de aviamentos e acessórios, lojas de departamento, franquias, assessorias e consultorias de moda, produção artística e publicitária, entre outras.
Curiosidade sobre a profissão de estilista, como ainda é uma carreira com especializações novas, falta pessoal qualificado, por isso, as chances de aumentas a oferta de vagas são grandes, e o melhor, o salário médio inicial pode variar entre 1,5 mil reais e 2 mil reais.
É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela