ESTIL STICA DA PALAVRA
Após a leitura do texto, responda às seguintes questões.
1. Dê exemplos de sufixos e prefixos com valor apreciativo (afetivo, depreciativo etc.).
R: São exemplos de sufixos apreciativos: - arqui, - extra, - super, entre outros.
2. Quando o estrangeirismo tem valor expressivo?
R: Os estrangeirismos tem valor expressivo quando dão um toque de exotismo ao contexto, visto isso em várias obras de Carlos Drummond de Andrade. Podemos citar consolatrix e rex, chateau, além do próprio I love you, como citado no texto exortado à leitura.
3. Destaque os estrangeirismos com valor expressivo no texto Réveillon em dobro, publicado no Estado de são Paulo, de 29 de dezembro de 2009, e comentado na teleaula.
R: Como exemplo podemos citar as expressões “weel”, “in fact”, “Don’t you agree?”, “I presume”, além da própria palavra Réveillon.
4. Por que, em sua opinião, existem tantos termos e expressões estrangeiras no texto?
R: Além do texto relatar algumas das falas da personagem principal, que vem a ser um britânico, fala a respeito de uma viagem exótica, onde o britânico, voou 300 quilômetros para comemorar a passagem do ano por duas vezes consecutivas, como se estivesse em uma “time travel”, onde ele voltaria para comemorar o evento novamente.
5. Por que as figuras de linguagem são do interesse dos estudos estilísticos?
R: Justamente porque estes morfemas são alguns dos parâmetros que definem o estilo de escrita em alguns casos, podem ou não inferir um determinado efeitos de interpretação no leitor, relacionam-se com os aspectos semânticos fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas.
Entregue as respostas pelo campo de tarefas - pode ser em grupo, até o dia 30/04/15.
Os materiais da aula:
www.dropbox.com/s/31krda8zptr3lfg/Estil%C3%ADstica%20conceitos%20exemplos.ppt