ESTIGMA PRECONCEITO E MINORIA SOCIAL
IZABELI FERREIRA SOARES
ESTIGMA, PRECONCEITO E MINORIA SOCIAL
MARACAJU/MS, 2014.
IZABELI FERREIRA SOARES
ESTIGMA, PRECONCEITO E MINORIA SOCIAL
Trabalho realizado pela aluna Izabeli no centro de Educação Pantanal Sistema Objetivo de Ensino sob supervisão do pedagogo Elias na disciplina de sociologia.
MARACAJU/MS, 2014.
Introdução
Esse trabalho fala de modo geral os conceitos e reflexões sobre estigma, preconceito e a minoria social. Três coisas que estão relacionadas às mesmo assunto. Pra mim apesar dessas palavras cada uma ter um significado diferente, estão interligadas por uma que se chama preconceito.
Estigma significa por certo modo uma desaprovação da sociedade sobre um indivíduo, pelo o que ele pensa ou faz. O preconceito seria uma forma de excluir pessoas da sociedade por meio de decisões tomadas a partir de algum fato ocorrido. E a minoria social esta diretamente relacionada a essas duas falavras: ESTIGMA e PRECONCEITO. Pois é essa minoria que não se encaixa perfeitamente na sociedade que sofre de certo tipo um preconceito.
As pessoas antes de conhecer umas as outras se criticam pelo simples fato de não concordar sobre o pensamento alheio. Quando isso ocorre há uma intriga entre ambas, que pensam e agem conforme o que pensam mas não pensam também que pode existir crenças distintas e diferentes na sociedade.
Estigma
Definição
Estigma social é uma forte desaprovação de características ou crenças pessoais que vão contra normas culturais. Estigmas sociais freqüentemente levam à marginalização.
Caracterização
Exemplos de estigmas sociais históricos ou existentes podem ser deficiências físicas ou mentais, ilegitimidade, homossexualidade, filiação a uma nacionalidade, religião (ou falta de religião) ou etnicidade específicas, tais como ser judeu, negro ou cigano. Outro assim, a criminalidade carrega um