Estiagem Bagé
A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.
Existe uma pequena diferença entre seca e estiagem pois estiagem é o fenômeno que ocorre num intervalo de tempo, ou seja, a estiagem não é permanente, já a seca é permanente. Este fenômeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes.
Quanto aos aspectos demográficos, em 2010, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Bagé possui 116.794 habitantes, sendo que a população urbana é de 97.765 habitantes e a população rural em 2010 atinge a marca de 19.029 habitantes. Nesse sentido, as estiagens são muito percebidas pela população urbana justamente pelo fato de que a maioria da população vive na cidade, e que depende quase que exclusivamente do abastecimento público. Assim, justifica-se a aplicação do questionário apenas na área urbana.
Bagé e seu entorno tem passado por períodos de longas estiagens e secas principalmente nas últimas 4-5 décadas, as quais estão relacionadas com os períodos de atuação do fenômeno La Niña. Esses períodos de estiagem afetam de