estetica
Passo a passo para ficar com unhas incríveis, coloridas e feitas por você mesma
Fabiana Neves
Fabiana Neves, 27 anos, é jornalista e produtora. Apaixonada por esmaltes desde os 20, parou de roer as unhas quando descobriu que poderia pintá-las de rosa. Aprendeu a fazer a própria unha de tanto treino (faz a cutícula uma vez por semana, e o esmalte troca no mínimo umas três vezes). Esse ano resolveu deixar de ser egoísta e fazer um curso profissionalizante de manicure e pedicure, para aprender a fazer as unhas das outras pessoas, neste caso, suas amigas. Elas agradecem e muito!
A seguir, ela divide um pouco do que aprendeu sobre fazer as próprias unhas.
TOP 10: FAZER AS UNHAS
1- Lugar iluminado e posição correta
Dê preferência para a luz natural, que ajuda a enxergar possíveis defeitos.
Procure não ficar muito curvada e muito menos sentar de forma que suas mãos fiquem muito baixas. A altura ideal é manter as mãos no meio do tronco, como se estivesse apoiada em uma mesa.
2- Kit manicure completo
Além de lixa de unha, algodão e solução de acetona ou removedor de esmalte, o ideal é ter em mãos um pequeno kit. Invista nele e você não vai se arrepender: lixa bloco (aquela de polir a superfície da unha), espátula, alicate de cutícula, emoliente, pau de laranjeira, base, esmalte, spray ou óleo secante, borrifador de água, toalhas descartáveis e uma toalha para secar as mãos durante o procedimento, lápis ou pó hemostático, recipiente de água e álcool 70%.
Kit unhas: investimento para quem gosta da ideia de fazer as próprias (Foto: Fabiana Neves)
3- Material adequado para uso
A limpeza dos instrumentos deve ser feita da seguinte forma: primeiro lavar com sabão neutro e água e secá-los muito bem. Depois, esterilizá-los: quem não tem uma estufa ou autoclave, pode aplicar álcool 70% com um algodão. E, por fim, armazenar da forma correta (embalados de forma individual). O recipiente de água utilizado