Estetica
Alterações na pele, lesões, doenças. Cutânea=pele
Comedões abertos/fechados.
Abertos= cravos pretos. Aparecem nos folículos pilosos que possuem uma abertura mais larga que o normal devido a estarem obstruídos e dilatados por tampões formados por sebo e células que se desprendem da pele. Devido a uma reação química de oxidação provocada pelo contato com o ar, estes tampões ganham coloração enegrecida, dando a cor característica dos cravos pretos. Além disso, o conteúdo se resseca e endurece.
Fechados= cravos brancos. Ocorrem em folículos pilosos que contém o mesmo tipo de material que os abertos, mas possuem uma abertura microscópica para a superfície da pele. Como o ar não alcança o material dentro do folículo, a reação de oxidação não ocorre e o conteúdo se mantém branco e amolecido.
Pápula
É uma lesão sólida da pele, elevada, com menos de 1 cm de diâmetro. São superficiais, bem delimitadas e facilmente detectáveis mediante o deslizamento das polpas digitais sobre elas. Podem ser puntiformes ou um pouco maiores com a mesma coloração da pele ou ainda de cor rósea, arroxeada e castanha.
Pústulas
Pústulas são comuns na acne. Elas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são vistas mais comumente no rosto, ombros, costas e esterno e em áreas de maior transpiração, como virilha e axila. As pústulas podem ser um sinal de infecção bacteriana e devem ser examinadas por um médico.
Queloides
Um queloide é um caso especial de cicatriz. Como desordem fibroproliferativa, são lesões fibroelásticas, salientes, rosadas, avermelhadas ou escuras e às vezes brilhantes. Podem ocorrer na cicatrização de qualquer lesão da pele. Geralmente crescem, e apesar de inofensivas (benigno), não contagiosas e indolores, podem se tornar um problema estético importante.
Milium
Milium são pontos esbranquiçados de secreção, causados por obstrução de folículos pilossebáceos ou ductos sudoríparossão formados quando a pele morta não se desprende