estetica e midia
O mundo midiático no mundo da beleza: como as esteticistas adquirem os seus produtos cosméticos
Jeanete Moussa Alma1
Magda Lucy Ribeiro Botelho da Costa2
Resumo: Por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa realizada com 250 profissionais da área de estética, durante o 5º Congresso Científico Latino-Americano de Estética,
Saúde e Bem-Estar, de 28 a 31 de agosto de 2010, em São Paulo, observou-se como as esteticistas escolhem os produtos cosméticos necessários para o desempenho de suas atividades, atentando-se para a influência da mídia impressa e da internet nesse processo. Analisou-se, assim, o comportamento da profissional no momento da escolha, diante da diversidade de ativos e de lançamentos que esse mercado oferece.
Palavras- chave: estética, mídia, cosméticos, pesquisa, esteticistas.
Abstract: Here is disclosed a quantitative and qualitative survey involving 250 professionals from esthetics area during the 5th Scientific Latin America Conference of Esthetics, Health and Welfare, from August, 28th to 31st, 2010, in São Paulo. The purpose was to verify how cosmetic products are chosen by beauty consultants in order to attend their activities as well as evaluate the press and internet influence on their option. Besides, it was evaluated the professionals’ behavior at the choice moment given to the diversity and launches offered by this market.
Keywords: esthetics, media, cosmetics; search, esthetics consultant.
166
ARTIGOS edição 10 | ano 5 | julho-dezembro 2011
O dicionário Aurélio define a esteticista como a profissional especialista em assuntos de beleza e saúde. Já a CBO (Classificação Brasileira de
Ocupações), publicada em 10 de janeiro de 2011, no site do Ministério do
Trabalho e Emprego, identifica a ocupação no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares, sob a descrição “3221- tecnólogos e técnicos em terapias alternativas e estéticas”
(as profissões