Estetica imagem e video
O video surgiu entre o cinema, e a imagem infografica. Os terrenos em que o video foi verdadeiramente explorado, em suas formas e modalidades, foram o videoarte e o video privado.
Podemos dizer que o nome "video" nao pertence a nenhuma língua própria, pois e o mesmo em diversas línguas. Video e o ato de olhar, ele esta presente em todas as outras linguagens. O video e o ato fundador das imagens existentes. Sua estética e ligada a imagem, o que acaba ocultando seu outro lado, sua outra face que e o video como um meio de comunicação, que passa a informação.
Video e cinema se misturam, e toda a linguagem para se falar da imagem cinematográfica e transposto para o video, como os planos, montagens, etc. Como se nao houvesse diferença entre eles (video e cinema).
Plano na linguagem cinematográfica, e tudo que e mostrado para o espectador de forma continua, uma sucessão de imagens em movimento sem interrupção. O plano e um todo. A montagem cinematográfica e o instrumento que produz a continuidade ao filme.A boa montagem e aquela que nao se percebe.
Encontramos no video a noção de montagem dos planos. A instauração de uma narrativa nao representa o modo discursivo dominante no video. No campo das praticas videográficas, o modo narrativo esta longe de representar o gênero majoritário. Ele comparece mas bem menos do que outros modos. Os modos principais de representação no video e o documentário e o videoarte.
Em alguns vídeos de criação, quando observamos, a primeira imagem que aparece mais forte e a da mixagem de imagens. Sao três procedimentos: sobreimpressao, jogos de janelas e incrustação.
A sobreimpressao tem em vista sobrepor duas ou mais imagens. Lida com imagens em camadas transparentes de modo que da pra perceber a outra imagem. Ja as janelas, permite uma divisão da imagem em planos diferentes na mesma imagem, um do lado do outro, permite a visualização de imagens simultaneamente. A ultima, incrustação, e a mais