ESTETICA ARTE GREGA
FACULDADES DE VALINHOS
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
Valinhos
21/03/2014
Professor:
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas apresentado à disciplina de Estética e História da Arte. Curso de Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda da Faculdade de Valinhos, exigido como requisito parcial à obtenção de nota na disciplina.
Valinhos
21/03/2014
ATPS – Estética e História da Arte – Prof.
ETAPA 02
ARTE BIZANTINA
Originada na Constantinopla, Capital do Império Romano do Oriente, desenvolvendo-se com as características provenientes de regiões orientais, como Ásia Menor e Síria.
A tentativa de preservar o caráter universal do Império fez com que o Cristianismo no Oriente tivesse destaque nos aspectos de outras religiões, explicando os rituais, cânticos, basílicas.
- Arquitetura: Na arquitetura, a construção de igrejas teve um grande destaque. A necessidade de construir grandes igrejas, determinou a utilização de cúpulas sustentadas por colunas, onde os capitéis eram trabalhados e decorados com revestimentos de ouro, destacando a influência grega.
- Pintura e escultura: A pintura Bizantina não teve grande destaque, pois sofriam muito com o movimento iconoclasta. Porém, existem três elementos distintos: ícones, pinturas em painéis portáteis, destacando a imagem da Virgem Maria, de Cristo ou santos, e miniaturas para ilustrar livros.
Assim como a pintura, as esculturas sofriam com os iconoclastas. Destaca-se na escultura trabalhos com marfim, principalmente os dípticos, obra em baixo relevo.
- Mosaicos: Os mosaicos tiveram um grande destaque e uma forma de expressão artística muito importante.
As figuras eram formadas com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco para retratar o imperador ou a