esteróides e anabolizantes
ELETROTÉCNICA
ESTERÓIDE ANABOLIZANTES
Paulo Afonso-BA
Dezembro/2013
ESTERÓIDE ANABOLIZANTES
Trabalho apresentado como pré-requisito de nota parcial sob a orientação da professora Vanessa na disciplina de Ed. Física.
Paulo Afonso-BA
Dezembro/2013
INTRODUÇÃO
Esteroides Anabolizantes
Os esteroides também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteroides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescente. Os diferentes esteroides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outros menores.
Hoje os esteroides anabólicos são controversos por serem muito difundidos em diversos esportes e possuírem efeitos colaterais. Enquanto há diversos problemas de saúde associados com o uso excessivo de esteroides anabólicos, também há uma volumosa quantidade de propaganda, "ciência-lixo" e concepções errôneas da população sobre seu uso. Os esteroides anabólicos são controlados em alguns países incluindo os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Estes países possuem leis que controlam seu uso e distribuição.
CAUSAS E EFEITOS
As “bombas” já lideram a lista de drogas com maior crescimento de consumo, superando maconha, cocaína e crack. Os esteróides anabolizantes são medicamentos, que só podem ser prescritos pelo médico, mesmo assim, muitos à