Esteroides Anabolizantes
Esteroides Anabolizantes
Bianca M. L.
Série: 1° Ano Médio
Turno: Tarde
Turma: B
Instituto Federal de Alagoas
17/07/2014
Introdução:
Este trabalho visa explicar o que são os esteroides anabolizantes, onde se encontram no nosso corpo, quem utiliza esses hormônios e quais são as consequências do uso dos mesmos.
Desenvolvimento:
Existe um grupo de hormônios derivados da testosterona, os esteroides anabolizantes, que promovem crescimento e divisão das células, resultando no desenvolvimento de tecidos, principalmente o muscular. Esses hormônios são naturalmente encontrados no organismo, porém fórmulas sintéticas foram desenvolvidas com finalidade médica visando a reposição de testosterona em quem a produz em déficit. Os anabolizantes, por causarem hipertrofia dos músculos, têm sido utilizados por pessoas que desejam aumentar sua força, resistência e massa muscular. É muito importante salientar que o uso desse tipo de substância pode trazer efeitos colaterais, como o surgimento de acne, de problemas no fígado, elevação da pressão arterial, elevação dos níveis de LDL e redução do HDL, e, no caso das mulheres, também o crescimento de pelos na face e problemas no ciclo menstrual. Se utilizada em excesso, esse tipo de substância pode levar o indivíduo à morte.
Conclusão:
Concluímos que os hormônios esteroides do tipo anabolizantes são encontrados no organismo, promovendo desenvolvimento dos tecidos, e que existem formas sintéticas desse hormônio, com finalidades médicas, utilizadas para repor testosterona em homens que a produzem pouco, formas estas que são utilizadas para forçar o aumento da massa muscular, força e resistência. Este é o uso errado, que pode acarretar consequências graves e inclusive, levar à morte.
Referências bibliográficas:
LOPES, S. & ROSSO, S. Bio : volume 1. 1. ed. São Paulo : Saraiva,