Esterilização química
É a destruição de todas as formas de vida microbiana como bactéria, fungos, protozoários e esporos em determinado meio devido à implicação de agentes físicos e químicos.
Existem dois tipos de esterilização, a física e a química. A esterilização química é a destruição de todas as formas de vida através do uso de agentes químicos designados como esterilizantes.
Tipos de desinfecção:
Desinfecção de alto nível: Processo de curta duração, que consegue a destruição de todas as formas de vida, exceto esporos.
Desinfecção de nível intermediário: Processo no qual se consegue a destruição da maioria dos microrganismos.
Desinfecção de nível baixo: Processo de destruição de poucos microrganismos.
Tipos de Esterilização Química:
ESTERILIZAÇÃO POR ÓXIDO DE ETILENO: É um gás que na temperatura ambiente caracteriza-se incolor. É um poderoso agente esterilizante com ação bactericida, efeito este pela capacidade de interferir na síntese protéica. Esta esterilização usa a temperatura entre 49 e 60 ºC,pressão da câmara de 600mmHg, umidade do ar entre 20 a 40% por um tempo de 3 a 30 horas,podendo esterilizar embalagens fechadas. O tempo de validade da esterilização pode ser de até 05 anos, sem sofrer danos a embalagem.
ESTERILIZAÇÃO POR PLASMA DE ÓXIDO DE HIDROGENIO ou plasma de baixa temperatura
Esse método é considerado um dos mais modernos de esterilização e poderá substituir o uso de óxido de etileno. O plasma usado na area da saúde é produzido atraves de campos eletromagnéticos e quando uma substancia quimica é submetida a esses campos,ela produz espécies quimicas,íons,radicais livres,altamente reativas,essas espécies quimicas reagem com os tecidos vivos destruindo-os completamente. Um dos precursores,substancia quimica a ser excitada,que tem demonstrado melhor resultado em esterilização foi o Peróxido de Hidrogenio. Esse plasma usado nesse método tem capacidade de esterilixação em menos de 15 minutos e o monitoramento é feito