Esterilização por formaldeído
O método de esterilização conhecido como pastilhas de paraformaldeído é realizado em estufa. Este processo é classificado como: Físico-químico. Seu mecanismo de eliminação microbiana é obtido através da alquilação. Os parâmetros utilizados para a realização deste processo são: Temperatura, tempo, umidade relativa, concentração de paraformaldeído. O tempo utilizado para promover a esterilização por meio deste processo é de no mínimo 4 horas depois do aquecimento da estufa. Os insumos utilizados neste método são: Energia elétrica, pastilhas de paraformaldeído, chumaço de algodão, água destilada. Este processo é incompatível com artigos que não serão utilizados imediatamente após a esterilização e enxágüe subseqüente. Fatore negativo: Caso tenha falha no processo pode apresentar resíduo tóxico.
ESTERILIZAÇÃO POR FORMALDEÍDO
Definição
O formaldeído é um gás incolor, possui odor irritante característico, cístico para a pele. Quando em concentrações superiores a 20mg/l polimeriza-se formando o paraformaldeído, um precipitado branco. Este, quando aquecido, libera formaldeído.
Comercialmente é encontrado em solução aquosa a 38-40% em peso, e contém de 8-15% de metanol como estabilizante (para evitar a polimerização).
FORMULAÇÕES
AQUOSA: a 10%, possui agentes tensoativos, antioxidantes, sequestrantes, dissolvidos em glicerina. Não libera vapores irritantes e conserva as propriedades germicidas do formaldeído.
ALCOÓLICA: a 8%, possui agentes tensoativos, antioxidantes, sequestrantes e etanol a 70%. Mecanismo de ação
A atividade germicida do formaldeído se deve á aquilação de radicais amino, carboxil, oxidril e sulfidril de proteínas e ácidos nuclêicos microbianos, formando pontes metil�nicas ou etil�nicas, o que impedem que esses compostos celulares realizem suas funções .
O formaldeído tem ação lenta. Quando em concentração de 5%, necessita de 6 a 12 horas para agir como bactericida e de 18