ESTERE TIPOS DE G NERO
Após uma leitura dos textos e imagens dos 42 slides, partilhe, no fórum de discussão, o que se pede:
1. Explique o que quis dizer Simone de Beauvoir com a assertiva:
“Não se nasce mulher: torna-se.” 1) Simone expressa que a mulher não tem um destino já definido biologicamente, e sim, dentro de uma cultura que ela vive, encontrará seu papel na sociedade.
2. Pode-se atribuir ao senso comum alguma responsabilidade sobre os esterótipos de gênero? Cite outro estereótipo e o comente brevemente, indicando quem é privilegiado, quem é prejudicado e o por quê.
2) Sim, se atribui. Como a nossa colega citou acima sobre a célebre frase entre os homens: “mulher no volante, perigo constante”, há situações em que essa rotulação prejudica oportunidades de emprego, como exemplo disso, quando há uma vaga em uma empresa que exige carteira de habilitação, dá-se preferência, automaticamente, devido ao senso comum, privilegiando a vaga para o homem, numa disputa homem X mulher. Até mesmo um homem que não convive com mulheres que dirigem, ou que não conhece alguma que tenha se envolvido em um pequeno acidente, acaba levando consigo esse senso comum do perigo das mulheres dirigindo. Indo contra esse dizer masculino, levando já para o lado da “episteme”, do senso crítico, baseado em pesquisas, o DETRAN apresentou dados em que aponta que 90% das pessoas que se envolvem em acidente por misturar bebida e direção, são homens. Um grande passo que as mulheres deram, foi literalmente, passar por cima deste preconceito, e não só dirigir um carro ou uma moto, e sim, operar uma empilhadeira. Tempos atrás, nem se pensava a respeito de admitir uma mulher para operar uma máquina destas numa indústria. Hoje em dia, pode-se perceber mulheres fazendo cursos de operador de empilhadeira juntamente com os homens, tentando driblar essa rotulação proferida por homens.