estela
Exercício 2: Reconhecimento da cidade de São Paulo
Breve historico:
Em 1553 os jesuitas, subiram a Serra do Mar em busca de um local seguro para se intalar, escolhendo o planalto de Piratininga.
Os religiosos construíram um colégio emu ma colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú.
Em 1815, a cidade se transformou em capital da Província de São Paulo.
Anos depois, ja na década de 1940, São Paulo ganhou importantes intervenções urbanísticas, principalmente no setor viário. A indústria se tornou o principal motor econômico da cidade. A necessidade de mais mão-de-obra nessas duas frentes trouxe brasileiros de vários Estados.
Na década de 1970, o setor de serviços ganhou maior destaque na economia paulistana. As indústrias migraram para municípios da Grande São Paulo, como o chamado ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema).
Em 1839 surge o primeiro projeto para a construção de uma ferrovia através da Serra do Mar, cadeia montanhosa que isolava o Porto de Santos e impedia o desenvolvimento econômico do Estado.
Com sua força política e prestígio econômico, o Barão de Mauá reúne-se a um grupo de pessoas no ano de 1859 e consegue convencer o governo imperial de que construir uma ferrovia ligando São Paulo e o Porto de Santos seria fundamental para o desenvolvimento do País.
Após pesquisas, chega-se ao nome de James Brunlees, engenheiro ferroviário da Grã-Bretanha e decide que seria possível iniciar a construção com os recursos oferecidos.
No que se refere à região mais complicada para a construção, a Serra do Mar, Fox propõe a construção de quatro declives. No final de cada um, seria construído um patamar de 75 metros e com inclinação de 1,3%. O projeto é aprovado e, a partir daí, cria-se a SPR (The São Paulo Railway Company Ltd.).
Em 1860 o trecho entre Piaçagüera e Santos começa a ser construído e em 1867, a São Paulo Railway é concluída e começa a ser utilizada