Este estudo tem como objetivo discutir acerca do processo de ensino 1
O Movimento de Reconceituação tinha por objetivo a Renovação do Serviço Social, ou seja, o rompimento com o tradicionalismo; que ocorreu no período da Ditadura Militar. Segundo NETTO (1991) esse movimento passou por um processo que teve como foco três direções, sendo elas: Perspectiva Modernizadora – Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura do Serviço Social.
A Perspectiva Modernizadora tinha por finalidade adequar o Serviço Social enquanto instrumento de intervenção com teorias de exigências modernizadoras para atender as necessidades do sistema político em vigor na época e o desenvolvimento do capitalismo . Aconteceu, portanto dois seminários organizados pela CBCISS em Araxá e em Teresópolis na qual viam o Serviço Social como dinamizador e integrador no processo de desenvolvimento. Contudo não se rompe com sua característica tradicional. No final da década de 60 a Perspectiva Modernizadora começa a enfraquecer devido a crise do modelo econômico vigente, abrindo espaço para o desenvolvimento da perspectiva de Reatualização do Conservadorismo.
Essa nova perspectiva tinha o intuito de recuperar a herança conservadora da profissão recorrendo ao pensamento crítico-dialético; preocupando-se em oferecer suportes teóricos para que os profissionais interpretassem e compreendessem as necessidades do usuário