estdo dirigido
Livro: Politica social no capitalismo: tendências contemporânea/(organizadoras) Ivanete Boschetti..., 2. Ed. São Paulo: Coprtez, 2009.
Texto: Discurssões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania
ESTUDO DIRIGIDO
DUPLA 1 – Apresentação
1) Em forma se síntese explique: Qual o significado da política?
R- Constituir uma relação entre pessoas diferentes ou desiguais, tendo por isso caráter conflituoso. Para atingir objetivos comuns e, assim, fugir do caos que se instalaria se cada um se entrincheirasse na defesa de seus interesses e objetivos particulares, dessa forma, a política não são inerentes à natureza dos homens, mas resulta do imperativo de convivência entre eles, que não apenas são diferentes do ponto de vista da idade, do sexo, da cor, da etnia, mas possuem valores, crenças, opiniões e ideologias distintas e estai desigualmente situados na estrutura social (de classes e status). A política entra como instrumento de consenso, negociação e entendimento entre as partes conflitantes, usado nas democracias ou nos Estados ampliados.
A política compõe-se, ao mesmo tempo, de atividades formais (regras estabelecidas, por exemplo) e informais (negociações, diálogos, confabulações) adotados num contexto de relação de poder e destinados a resolver, sem violência, conflitos em torno de questões que envolvem bens e assuntos públicos. A política no sentido clássico são eleições, voto, partido, parlamento, governo. Nesses âmbitos, o uso da política assume diferentes formas, como luta pelo poder, concorrência entre partidos, formação de grupos de interesses para exercício da influência, táticas, acertos, combinações, que ás vezes a identificam com uma atividade política menos, ou com infra política.
2) Explique, segundo a autora, o significado da política social como espécie do gênero da política pública.
R- Relações entre governos e cidadãos, extrapolando o estrito apego às