ESTDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU
Caracterização Geral Segundo Dante (2005), a função do 1° grau é definida por , com m ≠ 0, onde: x é a variável independente; y é a variável dependente; m é o coeficiente angular ou taxa de variação, que representa a inclinação da reta da função. Pode ser obtido através da razão:
O coeficiente angular ou taxa de variação representa como a funçaõ está crescendo ou decrescendo. Se m > 0 a taxa de variação é positiva e a função é crescente (inclinação da reta para cima). Se m < 0 a taxa de variação é negativa e a função é decrescente (inclinação da reta para baixo). b é o coeficiente linear, que representa o ponto em que a reta corta o eixo y. Pode ser obtido igualando x a zero (x = 0):
Obtenção da Função do Primeiro Grau De acordo com Murolo e Bonetto (2012), quando conseguimos representar uma determinda situação através da função do 1º grau, é importante obter corretamente a expressão que representa essa função e seus parâmetros m e b. Para obter o valor de m, utilizamos as informações que dizem respeito à taxa de variação; e para obter o valor de b, substituímos os valores de x, y e m, já obtidos, na expressão y = m ∙ x + b.
Aplicações Ainda segundo Murolo e Bonetto (2012) podemos utilizar a função de 1º grau para representar o custo, a receita e o lucro na comercialização de um detrminado produto de uma empresa. E é possível também representar essas aplicações graficamente. Sendo assim, a função custo pode ser obtida pelo resultado da soma de uma parte variável (custo variável) de um produto, e de uma parte fixa (custo fixo), podendo ser representada pela expressão:
C = Cv + Cf A função receita é obtida através da multiplicação do preço unitário do produto, pela quantidade comercializada, representada por:
R = p ∙ q A função lucro é obtida fazendo “Receita