Estação Telefônica.
É conjunto constituído de uma ou mais centrais de comutação e as instalações que as abrigam ou complementam. O conjunto de equipamentos ou aparelhos, dispositivos e demais meios necessários à realização de telecomunicação, seus acessórios e periféricos, e, quando for o caso, as instalações que os abrigam e complementam, inclusive terminais portáteis.
Quem faz parte ?
Uma rede telefônica é constituída por aparelhos telefônicos, centrais de comutação, concentradores remotos e os meios físicos de transmissão. As centrais de comutação que são as partes mais importantes da rede podem ser do tipo local ou de trânsito.
É composto por duas unidades compactas, a unidade CENTRAL que vai conectada a uma linha telefônica e a unidade ASSINANTE a qual se conecta um telefone comum, fax, computador, etc.
Onde são implantadas ?
Em certas localidades, pode haver um conjunto de telefones que estão razoavelmente afastados da central local, e são localidades que têm poucas potencialidades de crescimento futuro. Nestas localidades são utilizados os concentradores remotos (CR).
Quando e como foram implantadas as primeiras estações telefônicas?
Começo
Os sistemas telefônicos analógicos tem sua origem em 1861 quando foi concebido por um inventor alemão Johann Phillip Reis filho de portugueses judeus. Filiado a Associação de Físicos de Frankfurt e lecionando física no Instituto Garnier aos 27 anos J. P. Reis faz sua primeira demonstração pública, provando a possibilidade teórica da conversão de variações de corrente elétricas em ondas sonoras. Na época a comunidade cientifica não compreendeu bem sua invenção. Sua invenção tem o nome “Das Telephon.
Reconhecimento
Reis faleceu em 1874, no ano de 1876 o jornal New York times escreve um editorial ititulado “The Telephone” descrevendo a invenção de J. P. Reis, a Assosiação de Físicos de Frankfurt e homenagia contruindo uma estátua no centro de Frankfurt alemão de comunicações e cria dois selos postais em