Estação de tratamento de água
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
QUÍMICA AMBIENTAL
TAQUARA/RS
2014
1. -Sulfato de Alumínio é utilizado como um agente floculante na purificação da água potável;
- Flúor é usado para prevenir carie dentária.
2. - Pré-cloração: Adição de cloro assim que a água chega à estação para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais.
- Pré-alcalinização: Adição de cal ou soda à água para ajustar o pH aos valores exigidos para as fases seguintes do tratamento.
- Coagulação: Adição de sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água para provocar a desestabilização elétrica das partículas de sujeira, facilitando sua agregação.
- Floculação: Mistura lenta da água para provocar a formação de flocos com as partículas.
- Decantação: Passagem da água por grandes tanques para decantar os flocos de sujeira formados na floculação.
- Filtração: Passagem da água por tanques que contêm leito de pedras, areia e carvão antracito para reter a sujeira que restou da fase de decantação.
- Pós-alcalinização: Correção final do pH da água para evitar problemas de corrosão ou incrustação das tubulações.
- Desinfecção: Adição de cloro à água antes de sua saída da Estação de tratamento para manter um teor residual, até sua chegada à casa do consumidor, e garantir que a água fornecida fique isenta de bactérias e vírus.
- Fluoretação: Adição de flúor à água para a prevenção de cáries.
3. Floculação é onde ocorre à aglutinação das impurezas e a decantação é a etapa seguinte, onde os flocos sedimentam no fundo do tanque. Essas etapas são importantes, pois são nelas onde as impurezas se separam da água se agrupando, assim passando de partículas pequenas invisíveis a olho nu, para a formação de flocos maiores facilitando a retirada dessas impurezas da água.
4. O cloro é adicionado duas vezes ao processo: na chegada da água para que se realize o tratamento inicial,