Estação de tratamento de água
1. Introdução................................ ................................................ pág. 3 2. Estações de Tratamento de Água............................................. pág. 4 3.1. Coagulação.................................................................... pág. 4 3.2. Floculação..................................................................... pág. 5 3.3. Sedimentação ou Decantação........................................ pág. 5 3.4. Filtração......................................................................... pág. 5 3.5. Desinfecção................................................................... pág. 6 3.6. Resíduos da Estação de Tratamento........................... pág. 7 e 8 3. Conclusão............................................................................... pág. 9 4. Bibliografia............................................................................ pág. 9 5. Anexos................................................................................... pág. 10
INTRODUÇÃO
A água é um bem essencial à vida e à sobrevivência dos seres vivos, mas um bem escasso que urge racionar e reaproveitar, havendo vários métodos para tratar a água para consumo humano e as águas residuais, resultantes dos esgotos.
Por ser essencial e existirem reservas limitadas, a água é cada vez mais estratégica. Discute-se o seu uso racional, a sua temida e aparentemente inevitável escassez e a degradação das suas reservas, pois dela depende a qualidade de vida no planeta.
A construção de estações de tratamento de águas é essencial para a manutenção da qualidade das águas dos rios e das praias, bem como para a manutenção da vida dos organismos desses ambientes. A água, depois de tratada, é lançada de novo nos rios e os resíduos podem ser lançados em aterros sanitários ou utilizados como fertilizantes.
Uma Estação de Tratamento de Águas