ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
Disciplina: Introdução a Engenharia Ambiental
Professor: Regina
Aluno: Ariane Barbosa
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE
EFLUENTES
Campos dos Goytacazes
Fevereiro/2012
A ETE ( Estação de Tratamento de Efluentes) é uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e industrial, para depois serem escoadas para o rio ou mar, com um nível de poluição aceitável através de um emissário, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor. Nesse processo as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objetivo de separar ou diminuir os poluentes da água.
O tratamento de uma estação apresenta os seguintes processos : pré tratamento, tratamento primário, tratamento secundário, tratamento terciário.
No pré tratamento é feito a separação dos sólidos mais grosseiros, tais como a gradagem, que pode ser composto por grades grosseiras, finas ou peneiras rotativas, o desarenamento nas caixas de areia e o desengorduramento nas caixas de gordura ou em pré-decantadores; reparando assim o esgoto para as fases de tratamento subsequentes.
No tratamento primário a matéria poluente é separada da água por sedimentação nos sedimentadores primários, esse processo pode ser ajudado com a adição de agentes químicos que através de uma coagulação possibilitam a obtenção de flocos de matéria poluente de maiores dimensões e assim mais facilmente decantáveis. Após essa fase, a matéria poluente que sobrar na água é reduzida a pequenas dimensões. A eficiência de um tratamento primário pode chegar a 60% ou mais dependendo do tipo de tratamento e da operação da ETE.
No tratamento secundário , a matéria orgânica é consumida por microorganismos, esse processo biológico do tipo lodo ativado ou filtro biológico ocorre geralmente nos chamados reatores biológicos. Estes reatores são constituídos por tanques com grande quantidade de micro-organismos aeróbios. O esgoto que sai dos reatores contém uma grande