Estação climatologica
A Estação Climatológica Principal de Campo Mourão é um convênio entre INMET/ FECILCAM, localizada nas proximidades do Colégio Agrícola, estando sob a responsabilidade do Departamento de Geografia desde o ano de 1991.
A Estação é utilizada para fins educacionais, atendimento à educação básica e superior, em especial aos acadêmicos do Curso de Geografia, agricultores do município e região, bem como promover cursos de extensão, estágio supervisionado para Plotador Meteorológico e desenvolvimento de pesquisa.
A Estação Climatológica também conta com a implantação de uma Estação Automatizada do SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná). Os dados são rastreados via satélite, transmitidos automaticamente para Curitiba e de lá são divulgados aos interessados.
INSTRUMENTOS
A visita técnica foi realizada no dia 15/09/2011 às 15:30hs com duração de 3 horas no total, e durante a visitação pudemos conhecer e averiguar os seguintes instrumentos utilizados na Estação Climatológica:
• BAROMETRO
O barômetro de mercúrio foi inventado em 1643 por Evangelista TORRICELLI, e funciona porque o ar tem peso. Torricelli observou que se a abertura de um tubo de vidro fosse enchida com mercúrio, a pressão atmosférica iria afetar o peso da coluna de mercúrio no tubo. Quanto maior a pressão do ar, mais comprida fica a coluna de mercúrio. Assim, a pressão pode ser calculada, multiplicando-se o peso da coluna de mercúrio pela densidade do mercúrio e pela aceleração da gravidade. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de cerca de 15 libras por polegada quadrada ou 29,9 polegadas de mercúrio. Isto é equivalente a 101,3 quiilopascals, a unidade de pressão utilizada pelos meteorologistas, alem dos "milibares". O mercúrio é ideal para o barômetro líquido pois sua alta densidade permite uma pequena coluna. Num barômetro de água, por exemplo, seria necessário uma