Estatístico
ANÁLISE DE CORRELAÇÃO: ABORDAGEM TEÓRICA E DE
CONSTRUÇÃO DOS COEFICIENTES COM APLICAÇÕES
CURITIBA
2004
SACHIKO ARAKI LIRA
ANÁLISE DE CORRELAÇÃO: ABORDAGEM TEÓRICA E DE
CONSTRUÇÃO DOS COEFICIENTES COM APLICAÇÕES
Dissertação apresentada ao Curso de PósGraduação em Métodos Numéricos em
Engenharia dos Setores de Ciências
Exatas e de Tecnologia da Universidade
Federal do Paraná, como requisito parcial à obtenção do Grau de "Mestre em
Ciências".
Orientador: Prof. Dr. Anselmo Chaves Neto
CURITIBA
2004
ii
AGRADECIMENTOS
Ao orientador e amigo Prof. Anselmo Chaves Neto, pelos conhecimentos transmitidos desde o curso da graduação, pelo incentivo para fazer o Mestrado e pela orientação na realização deste trabalho.
Aos professores, colegas e amigos do Programa de Curso de PósGraduação em Métodos Numéricos em Engenharia.
Ao Prof. Fernando Lang da Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que, mesmo sem me conhecer pessoalmente, gentilmente enviou-me seus trabalhos e sugeriu-me algumas leituras sobre diversas questões relacionadas ao tema.
Ao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que me apoiou na decisão de fazer o Curso de Mestrado, e possibilitou a utilização do software SAS e dos microdados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME).
À Ana Rita Barzick Nogueira e Estelita S. de Matias, que muito me ajudaram na editoração e revisão final do texto.
À Maria Luiza Pillati Lourenço, pela orientação quanto às normas para as referências citadas no trabalho.
À minha sobrinha Josiane, pela valiosa contribuição na localização de livros e trabalhos na biblioteca da UFRGS.
Ao meu esposo Herbert, pelo apoio irrestrito, pelo incentivo, carinho e compreensão em todos os momentos, não só durante o desenvolvimento deste trabalho, mas desde o momento em que decidi fazer o Curso de Mestrado.
Aos meus filhos Herbert Júnior e Bernard, pela compreensão nos momentos em