Estatísticas
PROFESSOR: Raphael Santos
TRABALHO DE ESTATÍSTICA
Cesar Nascimento Mangaravite
Bom Jesus do Itabapoana-RJ, 24/10/2014
INTRODUÇÃO
Os métodos estatísticos envolvem a análise e a interpretação dos números, Tais números são designados por dados. Para interpretar os dados corretamente, em geral é preciso organizar e sumarizar os números. O processo de descrição de dados também prepara o caminho para análise adicional sob forma de inferências a respeito de uma população.
Dados versus Informação
Em sua forma não processada, os dados podem quase não ter sentido. Grandes quantidades de números tendem a confundir, ao invés de esclarecer. O processamento de dados constitui uma ajuda porque reduz a quantidade de detalhes. O processamento transforma os dados em informação, organizando-os e condensando-os em gráficos ou em poucos números. O efeito consiste em eliminar detalhes menores e enfatizar os aspectos importantes dos dados.
Os gráficos e mapas são particularmente atraentes porque proporcionam uma visualização das características importantes dos dados. Servem como dispositivos de comunicação e auxiliam na conceituação de problemas. Frequentemente se utilizam tabelas no processo de organização, resumo e apresentação de dados estatísticos.
Tipos de Dados
As variáveis que podem assumir virtualmente qualquer valor num intervalo contínuo. Os dados referentes a tais variáveis dizem-se dados contínuos. As variáveis discretas assumem valores inteiros. Os dados discretos são resultado da contagem do número de itens.
Tanto os dados discretos como os contínuos se dizem quantitativos, porque são inerentemente numéricos.
AS variáveis nominais envolvem categorias tais como sexo(masculino ou feminino), cor dos olhos(azuis, castanhos, verdes), campo de estudo (medicina, direito, administração), desempenho(excelente, bom, mau) etc. Nenhuma dessas características é naturalmente numérica. Mas é