Estatística
A coleta, o processamento, a interpretação e a apresentação de dados numéricos pertencem todos ao domínio da estatística.
Essas atribuições compreendem o cálculo de pontos num campeonato, a coleta de dados sobre nascimentos e mortes, a avaliação da eficiência de produtos comerciais e a previsão do tempo. A informação estatística é apresentada constantemente no rádio e na televisão. Nosso interesse por fatos estatísticos é suscitado por jornais.
A palavra estatística é usada em vários sentidos. Pode referir-se não só à simples tabulação de informações numéricas, como a relatórios de transações na bolsa de valores, como ao corpo de técnicas utilizadas para processar ou analisar dados.
A palavra estatística é também empregada em vários sentidos. O termo pode aplicar-se tanto aos que apenas coletam informações como aos que preparam análises ou interpretações; designa, ainda, os estudiosos que elaboraram a teoria matemática sobre a qual se fundamenta a estatística.
A Teoria Estatística moderna se divide em dois grandes campos: Estatística Descritiva - consiste num conjunto de métodos que ensinam a reduzir uma quantidade de dados bastante numerosa por um número pequeno de medidas, substitutas e representantes daquela massa de dados. A estatística descritiva vai resumi-los através do uso de certas medidas sínteses, que tornem possível a interpretação de