Estatística
01)-
a)- Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.
A taxa de câmbio pode ser definida em termos directos (ao incerto) ou em termos indirectos (ao certo). A taxa de câmbio está definida em termos directos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional (exemplo: a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma directa para os habitantes da zona euro; ou está definida de forma indirecta para os habitantes dos EUA).
b)- Câmbio Fixo: Um sistema de câmbio em que o Banco Central de um país estabelece um valor fixo para a paridade entre a moeda local e o dólar. Esse sistema funciona na Argentina e em Hong Kong.
Câmbio Flutuante: É o mercado através do qual saem as remessas de lucros das multinacionais para o exterior. O câmbio flutuante também inclui operações de empréstimos e o comércio de jóias e pedras preciosas.
E a Flutuação Suja é o que ocorre no Brasil, o regime é de Câmbio Flutuante mas diariamente o Banco Central intervém no mercado para controlar o preço do câmbio, no cenário atual o Banco Central atua para suavizar a queda e não assustar o mercado mais do que já tem assustado.
c)- O PIB é igual ao somatório dos valores dos bens produzidos em cada ano. Pode-se calcular a variação do PIB sob o prisma nominal ou real. A variação nominal se dá a preços correntes, enquanto que a variação real corresponde aos preços constantes, para que se exclua o efeito preço da variação física da produção.