Estatística
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Engenharia – Campus de Ilha Solteira
NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
PROFª BERENICE CAMARGO DAMASCENO
2012
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
1.0 ALGUMAS DEFINIÇÕES DE ESTATÍSTICA
Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu lato”, o estudo do estado. Os primeiros a empregarem esse termo foram os Alemães seguidos pela Itália, França, Inglaterra e ainda por outros paises. Para Levasseur a estatística é: “O estudo numérico dos fatos sociais”. Yule define estatística como: “Dados quantitativos afetados marcadamente por uma multiplicidade de causas”. Uma definição mais usual nos dias de hoje seria: “Um método científico que permite a análise, em base probabilística, de dados coligados e condensados”. Ou ainda podemos dizer que Estatística é um conjunto de métodos quantitativos, que servem para a coleta, organização, redução e apresentação de dados, análise dos mesmos e a obtenção de conclusões válidas e tomadas de decisões a partir de tais análises. Estatística pode ser entendida como sendo a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso cotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas. Assim podemos dizer que a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão.
1.1 POR QUE ESTUDAR ESTATÍSTICA?
O raciocínio estatístico é largamente utilizado no governo e na administração; assim, é possível que, no futuro, um empregador venha a contratar ou promover um profissional por causa do seu conhecimento de estatística. Essa é uma razão, esperamos que ao final deste trabalho o leitor encontre suas próprias razões.
1.2 A NATUREZA DOS DADOS
Os dados estatísticos constituem a matéria prima das pesquisas estatísticas, eles surgem quando se fazem mensurações ou se restringem observações. Estatística descritiva: Trata-se da descrição e resumo dos dados. Probabilidade: É um estudo que envolve o