Estatística
FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Estatística II.
Nome: Henrique RGM: 59941.
ITU – SP
2015
SUMÁRIO
1 NOÇÕES SOBRE PROBABILIDADE
A palavra probabilidade deriva do Latim probare que significa provar ou testar. Informalmente, provável é uma das muitas palavras utilizadas para eventos incertos ou conhecidos.
A teoria das probabilidades busca estimar as chances de ocorrer um determinado acontecimento. É um ramo da matemática que cria, elabora e pesquisa modelos para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios. Seu início foi com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.
1.1 Definições e conceitos fundamentais
Quando solicitados a estudar um fenômeno coletivo, verificamos a necessidade de descrever tal fenômeno por um modelo matemático que permita explicar da melhor forma possível este acontecimento. A probabilidade permite construir modelos matemáticos que explicam um grande número de fenômenos coletivos e fornecem estratégias para a tomada de decisões. São vários os conceitos da probabilidade que podemos citar como por exemplo, experimento aleatório, espaço amostral, evento, classificação de eventos, evento simples, eventos certo, evento impossível, evento união, evento intersecção, evento mutuamente exclusivos e evento complementar.
Se lançarmos uma moeda ao chão para observarmos a face que ficou para cima, o resultado é imprevisível, pois tanto pode dar cara, quanto pode dar coroa.
Se ao invés de uma moeda, o objeto a ser lançado for um dado, o resultado será mais imprevisível ainda, pois aumentamos o número de possibilidades de resultado. A experimentos como estes, ocorrendo nas mesmas