estatística
LICENCIATURA
COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA
Maria Elzeli Gomes Travassos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Recanto das Emas – DF, outubro de 2014.
CURSO DE PEDAGOGIA
LICENCIATURA
COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA
Roteiro de estudo do livro “A vida na escola e a escola da vida”
Trabalho de micro investigação apresentado ao Programa do Curso de Graduação em Pedagogia, das Faculdades Integradas do ICESP/PROMOVE, como requisito parcial à obtenção de menção na disciplina Educação de Jovens e Adultos. Orientadora: Edlamar ClaussRecanto das Emas – DF, outubro de 2014Roteiro de estudo do livro “A vida na escola e a escola da vida”
Bibliografia: CECCON, Claudius e outros - 24ªª edição - Editora Vozes – Rio de Janeiro – Brasil.
O livro “A vida na escola e a escola da vida”
Os protagonistas e antagonistas do enredo apresentado são a escola, o professor, o aluno e os pais. Todos são, de acordo com o livro, os responsáveis pelo sucesso ou pelo insucesso do aluno, que é o assunto principal. A escola é apenas um lugar formado por pessoas, mas que na maioria das vezes, é tida como culpada, sendo que ela é uma sociedade, a sociedade escolar formada por profissionais da educação, pais e alunos. Ela é responsabilizada por tudo o que acontece na vida do educando, especialmente pela falta de educação.
O professor considera-se vítima da situação, desvalorizado em seu trabalho, sobrecarregado, descontente com as condições “ruins” de trabalho, o que acontece por procurar colocar-se como personagem central, esquecendo-se de que este lugar é e deve ser ocupado pelo aluno: o professor deve entender que ”se uma criança não pode aprender da maneira como é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela posa aprender”.
Segundo Paulo Freire, o professor deve saber ser para poder ensinar e é isso que falta em boa parte dos professores: a falta de interesse pelo aluno, pela realidade deste e, consequentemente, pelo processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o professor não