Estatística
A Estatística é considerada uma ciencia multidisciplinar que fornece métodos para a coletar, organizar, auxiliar, analizar e interpretar coletas de dados para auxiliar nas tomadas de decisões das organizações.
Atualmente, a estatística é definida da seguinte forma:
Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. (http://diadematematica.com.br/negocios/wp-content/uploads/2010/05/Topicos_12_a_19.pdf )
A Estatística foi utilizado em épocas remotas para determinar o valor dos impostos cobrados dos cidadãos, para determinar a estratégia de uma nova batalha em guerras que se caracterizavam por uma sucessão de batalhas. (Era fundamental aos comandantes saber de quantos homens, armas, cavalos etc. dispunham após a última batalha.
E tem como objetivo estudar os fenômenos coletivo;forncendo assim métodos e técnicaspara lidar com situaçãoes sujeitas á incertezas.
Podemos então citar como exemplo a Indústria de fundição de Santa Catarina, onde a empresa forneceu seus produtos para uma análise, com o objetivo de avaliar a qualidade e a capacidade, usando assim gráficos como ponto de partida para que decisões certas fossem tomadas e melhorias fossem feitas, com total acerto.
CONCEITOS INICIAIS...
Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população. Mas o que representam os conceitos de amostra e população?
População é qualquer conjunto, não necessariamente de pessoas, que constituem todo o universo de informações de que se necessita. Por exemplo, se em uma empresa o diretor gostaria de saber se os funcionários estão satisfeitos com os benefícios oferecidos, a população de estudo são todos os funcionários dessa empresa.
Amostra corresponde a um grupo representativo da população. Por exemplo, uma rádio tem o interesse de saber como está sua audiência com os