Estatística
Introdução:
O capital intelectual tem sido visto como a principal fonte de vantagem competitiva sustentável, ao ser de difícil imitação, especifico, raro e valioso para as organizações. Elel depende das relações de confiança que constroem o capital social, presentes nas relações sociais de um grupo ou comunidade, pautadas na confiança, permitindo alcançar objetivos comuns (Nahapiet e Ghoshal, 1998).
Sob esta perspectiva, o conhecimento das expectativas dos liderados quanto aos comportamentos de seus chefes que revelem ser confiáveis e que neles confiam, pode consistir num insumo básico para que os líderes possam orientar os seus comportamentos, com a finalidade de construir relações de confiança.
Tipo de Pesquisa e Público-Alvo
A pesquisa caracterizou-se como descritiva, tendo-se utilizado o método quantitativo para a construção do instrumento de coleta de dados, que foram tratados com estatística descritiva simples e analise fatorial.
A população constituiu-se de alunos participantes de cursos de pós-graduação em Administração de Empresas, com vinculo empregatício, sob a liderança de um líder formal
A amostra, aleatória, composta de 331 sujeitos, de um universo de 1.210, permitiu atender aos requisitos para a realização de testes estatísticos. Com esse tamanho, o erro amostral teórico ficou em torno de 5%, supondo uma confiança de 95%. Destaca-se, no entanto, que os resultados são validos apenas para a população de alunos de pós-graduação em administração da universidade pesquisada, de caráter privado, localizada em São Paulo-SP.
Instrumento de Coleta de Dados
Um questionário estruturado e fechado, auto preenchível, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, de acordo com as seguintes etapas:
Aplicação de um roteiro estruturado de entrevista a 80 elementos da população. Os daods coletados foram tratados com análise de conteúdo, resultando num