Estatística
Aula 1
Historicamente, o crescimento e o desenvolvimento da estatística moderna estão relacionados a três fenômenos isolados: as necessidades dos governos coletarem dados sobre os seus cidadãos, o desenvolvimento da teoria d probabilidade e o advento da informática. Pacotes estatísticos como SAS, Eviews, R-Project e outros se tornaram populares e vem ajudando no processamento das informações.
O que é Estatística?
É a ciência que estuda método de coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados, para a obtenção de conclusões válidas e tomadas de decisões.
Estatística Descritiva Coleta, a organização e a descrição de dados
Estatística Inferencial Análise e a interpretação dos dados
Estatística das Probabilidades Estudo do risco e do acaso de eventos futuros e determina se é provável ou não seu acontecimento. Aplicações da Estatística
As caixas abaixo mostram algumas das aplicações da Estatística em algumas situações distintas e sua influencia em processos decisórios.
Em Markenting: Testa a reação de um grupo de consumidores sobre um novo produto e com base nas respostas decidem-se pela produção e distribuição do mesmo em uma escala nacional.
Na Mídia: Calcula índices de audiência de um determinado canal e em um determinado horário, para estabelecer o preço a ser cobrado aos anunciantes pela veiculação de suas propagandas.
No Controle de Qualidade: Testa a reação de um grupo de consumidores sobre um novo produto e com base nas respostas decidem-se pela produção e distribuição do mesmo em uma escala nacional.
Em Finanças: observa índices de inflação, emprego e desemprego para estimar alguns aspectos econômicos do cenário nacional.
Na Saúde: fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate a determinada doença.
Na Política: Utiliza-se de pesquisas prévias de opiniões para muitas vezes corrigir estratégias de campanha para uma