estatística
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA ECONÔMICA
PROF. JOSÉ MILTON SANCHES
JUNDIAI - 2010CAPÍTULO 1
CONCEITOS BÁSICOS
Toda vez que se pretende avaliar um conjunto de informações, o pesquisador depara-se com um volume enorme de dados que deverão ser observados, organizados e apresentados de tal forma que os aspectos relevantes possam ser utilizados no processo de tomada de decisão.
Assim sendo, as informações estatísticas fornecidas pelas variáveis servirão de base para a realização dos estudos. A consistência do estudo depende de como os dados foram coletados, já que a variabilidade presente em qualquer variável poderá distorcer os resultados das análises.
1.1 Tipos de variáveis e níveis de mensuração
O termo variável é autodefinido, ou seja, é aquilo que pode assumir valores diferentes. As variáveis estatísticas se dividem em:
a) Variável qualitativa: é aquela cuja classificação é discreta, exaustiva e mutuamente exclusiva. Os níveis de mensuração dessas variáveis são:
Nominal: é caracterizado por dados que consistem apenas em nomes, rótulos ou categorias. Neste caso, os dados não contemplam qualquer organização predeterminada. Exemplo: sexo, raça, estado civil, cor, etc.
Ordinal: é caracterizado por dados que podem ser apresentados em alguma ordem que impossibilita a quantificação das diferenças. Exemplo: nível de instrução, classes socioeconômicas, resultado de um concurso, etc.
b) Variável quantitativa: é aquela cujo nível de mensuração permite a ordenação e a quantificação das diferenças existentes nos dados. Este tipo de variável pode ser: discreta – assume apenas valores inteiros numa determinada escala – ou contínua – assume qualquer valor numa determinada escala. Os níveis de mensuração dessas variáveis são:
Intervalar: é idêntico ao nível ordinal, só que neste caso é perfeitamente possível identificar diferenças entre os dados apresentados. Exemplo: idade, peso, preço de mercado, quantidade demandada ou