Estatística
1. INTRODUÇÃO
Informações nos chegam das mais diversas fontes e possuem diferentes formas de apresentação, como por exemplo rádio, televisão, jornal, revistas e internet que diariamente nos trazem uma vasta quantidade e variedade de informações, sendo que muitas delas requerem um olhar mais atento para que possamos discernir o que é realidade verdadeira.
Tanto para um cientista que pesquisa novos medicamentos quanto para um estudante que utiliza a internet como ferramenta de estudo, saber ler e interpretar gráficos, tabelas e esquemas , calcular medidas estatísticas e fazer inferências a partir desses elementos são habilidades importantes nos dias de hoje.
1.1 Definição de Estatística
A Estatística é uma ciência que organiza, estuda e pesquisa o levantamento de dados com a máxima quantidade possível de informações. Também estuda a tomada de decisões sob condições de incerteza com o menor risco possível, a otimização de recursos econômicos para o aumento da qualidade e produtividade, em questões judiciais, entre outros, isto é, coleta, organiza e apresenta dados relacionados a algum fato ou acontecimento.
Exemplo:
Desmatamento na Amazônia cresce 3,8%
Em 28/11, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou que o desmatamento na região da Amazônia, medido entre agosto de 2007 e julho de 2008, foi de 11.968 km², de acordo com o resultado do Projeto de monitoramento na Amazônia Legal (Prodes). A taxa 2007-2008 é 3,8% maior que o desmatamento medido no período anterior.
1.2 A Estatística na Educação
A estatística na educação é uma disciplina que deve ser analisada de forma bastante minuciosa, pois a mesma é companheira do cidadão durante muitas etapas da vida. Deve ser abordada desde os primeiros anos de vida.
Quando abordamos o poder de criticidade do cidadão diante dos dados estatísticos na educação, nos deparamos com uma série de fatores que acarretam a essa concepção, principalmente o