Estatística
UNIDADE III
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA : AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA, DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL , INTERVALOS DE CONFIANÇA.
Nilza Nunes da Silva
Regina T. I. Bernal
Outubro de 2008
1 . AMOSTRAGEM PROBABILISTICA
CONCEITOS BASICOS
O levantamento por amostragem permite a obtenção de informações a respeito de valores populacionais (PARAMETROS), através da observação de apenas uma parte (amostra) do seu universo de estudo (populaçao).
Os elementos de uma população são as unidades de observação e analise determinadas pelos objetivos do levantamento. Do ponto de vista matematico, a populaçao é definida como um conjunto de elementos que possuem pelo menos uma caracteristica em comum. Na pratica, compreende o agregado dos elementos, devendo ser definida em termos de localização e tempo. Frequentemente, devido a problemas de acesso ou de cobertura, esta população é modificada para o conjunto efetivamente observado (população de estudo). E o seu tamanho ‚ definido pelo numero de elementos identificaveis (N) que a compoem.
Unidade amostral é a menor parte distinta da populaçao identificavel para fins de enumeraçao e sorteio. Portanto, se a unidade de sorteio é a mesma para observaçao e analise, chama-se elemento. Em algumas amostras a unidade amostral pode ser um conjunto de elementos (escolas, setores censitários, quadras, domicílios, etc) .
DEFINIÇAO E PROPRIEDADES Dentre os varios processos existentes para a obtençao de amostras, a amostragem probabilistica caracteriza-se por garantir, a priori, que todo elemento pertencente ao universo de estudo, possui probabilidade conhecida e diferente de zero, de pertencer à amostra sorteada . A identificaçao (direta ou indireta) dos elementos e o uso de sorteio fundamentam as propriedades matem ticas da amostragem probabilística.