Estatística
Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho Turma: Ago_2013
Disciplina: Gerência de Risco Professor-tutor: Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira
Aluno (Nome completo): Renato Bernardes de Souza
Atividade: Unidade 4 – Atividade 1
FAT ou AAF - Análise de árvore de falhas.
FMEA ou AMFE – Análise de modos de falhas e efeitos.
ETA ou AAE – Análise de arvore de eventos.
São ferramentas três das principais ferramentas de confiabilidade sendo:
Sendo que AAF e AMFE são mais estruturais enquanto AAE é mais sequencial.
Através de leitura a apostila do curso e pesquisa realizada aqui apresento uma definição para cada modelo:
1. FMEA – Failure Modes and Effects Analysis – (AMFE)
A análise de modos e falha e efeitos é uma análise detalhada, podendo ser qualitativa ou quantitativa e permite analisar os caminhos pelos quais um equipamento ou sistema pode falhar e os efeitos e consequências oriundos desta falha, estima ainda o percentual de falhas proporcionando assim possibilidades de mudanças e alternativas que possibilitem uma redução da probabilidade de falha, aumentando assim a confiabilidade do sistema em questão.
A AMFE foi desenvolvida por engenheiros de confiabilidade para permitir aos mesmos, determinar a confiabilidade de produtos complexos. Para isto é necessário o estabelecimento de como e quão frequentemente os componentes do produto podem falhar, sendo então a análise estendida para avaliar os efeitos de tais falhas.
A AMFE é realizada primeiramente de forma qualitativa, quer na revisão sistemática dos modos de falha do componente, na determinação de seus efeitos em outros componentes e ainda na determinação dos componentes cujas falhas têm efeito crítico na operação do sistema, sempre procurando garantir danos mínimos ao sistema como um todo. Posteriormente, pode-se proceder à análise quantitativa para estabelecer a confiabilidade ou probabilidade de falha do sistema ou subsistema, através do