estatística
Nesta ATPS vamos demonstrar a primeira etapa da atividade prática supervisionada da disciplina de Estatística, que visa fornecer métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados entre outros fatos. Permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, casos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e tem por objetivo fornecer técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.
Estatística é um conjunto de métodos e procedimentos de análise que entre outros temas envolve, a preparação dos experimentos a serem realizados, a coleta dos dados, a inferência, o processo, a análise e a disseminação das informações.
O desenvolvimento e o aprimoramento de conceitos estatísticos de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo apropriado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversos campos do conhecimento. A Estatística tem por escopo fornecer metodologias e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
Também é a ciência das probabilidades, o conjunto de códigos matemáticos que permitem fazer previsões sobre determinado universo estudado, a partir de uma amostragem expressiva. Uma apresentação como essa tende a avigorar a ideia de que estatística é uma espécie de cálculo burocrático, cujas fórmulas incompreensíveis são usadas para defender fins suspeitos.
Uma área da estatística que é a fase inicial da análise usada para descrever, organizar e abreviar os dados coletados é a estatística descritiva. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes que revigoraram esse campo. É a ferramenta utilizada para extrair informações resultantes de uma amostra de dados.
Primeiramente é necessário definir os atributos de interesse do estudo que devem ser verificadas, tais atributos são chamados de variáveis.
Variáveis