estatística
A simples verificação visual de uma série de dados nem sempre permite compreender o significado dos números contido em uma amostra. É muito importante destacar o intervalo de variação dos dados e qual deles é o mais e qual é o menos frequente. Frequência de uma observação de uma série de dados é o número de repetições dessa observação. Frequência absoluta: ou seja, o número de vezes com que cada valor aparece.
Frequência relativa: é obtida dividindo-se cada frequência absoluta dividida pelo número total de observações ( N ) e multiplicando por 100, se o valor for expresso em %.
Assim, para compreender como é constituída a amostra é necessário verificar qual é:
● o valor máximo e
● o valor mínimo encontrados
● a amplitude de variação dos dados (diferença entre o maior e o menor valor),
● o valor que apresenta a maior frequência
● e o que apresenta a menor
Exemplo
Uma pesquisa foi realizada com os 200 funcionários de uma empresa de comércio atacadista, no intuito de analisarem as preferências por esportes. Dentre as opções esportivas foram fornecidas as seguintes opções: futebol, vôlei, basquete, natação, tênis e ciclismo. Observe os resultados:
Futebol: 70
Vôlei: 50
Basquete: 40
Natação: 20
Tênis: 15
Ciclismo: 5
Medidas de Tendência Central
Média aritmética: consiste numa medida de tendência central que direciona as opiniões para um valor mais centralizado, balanceando os valores dos extremos. Ela é calculada através da soma dos valores divididos pela quantidade de valores dados.
Por exemplo: Em uma escola, a média anual para aprovação por matéria é igual a 6,0. Supondo que um aluno obteve as seguintes notas em Matemática:
1º Bimestre – 6,5
2º Bimestre – 5,0
3º Bimestre – 6,0
4º Bimestre – 7,0
Verifique se o aluno obteve aprovação.
O aluno em questão obteve média igual a 6,125. Portanto, ele foi aprovado.
Ao somar as notas do aluno e dividir pelo número de bimestres, a média foi igual a 6,125, que