Estatística
A estatística é a ciência dos dados. Ela nos fornece métodos para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
Por meio da estatística extraímos informações de um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão de situações reais. A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica.
Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos, e até na Bíblia existem citações dela. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa.
Censos demográficos ajudam governantes a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social, por exemplo. Com a velocidade da informação, a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.
Os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados.
Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade.
Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político, entre outros profissionais.
1. A teoria da estatística
O controle estatístico de processos (CEP) consiste na analise das variações em relação ao estimado, com o intuito de avaliar a capacidade de um processo.
Na maioria dos fenômenos sujeitos as variáveis distribuições resultantes são denominadas distribuição de Laplace-Gauss ou mais comumente conhecida como distribuição normal. Uma distribuição simétrica em que sua