Estatística
a). O objetivo desse artigo é realizar um estudo em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo. objetivo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar características do processo, assim como oportunidades de melhorias.
No estudo foram utilizados tipos de gráficos de controle, como histograma; Correlograma; o gráfico da amplitude móvel;; o Gráfico de Probabilidade da Normalidade; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.
Verificamos que no gráfico da soma cumulativa obteve ocorrência de uma pequena mudança na média do processo já detectada no Gráfico das observações individuais que muito provavelmente está ligada à ocorrência de uma causa verdadeira que foi rapidamente identificada e combatida, fazendo com o que o processo voltasse, porém, ficou evidenciada a presença de pequenas oscilações em torno da média.
A causa desta variabilidade, muito possivelmente está ligada a um procedimento característico no processo de fundição de ferro, fundição de ferro, que consiste na recomposição manual dos componentes químicos responsáveis por dar a liga ideal ao material, perdidos durante o processo de re-fundição, como ocorre, por exemplo, com blocos rejeitados ou utilizados no processo de inspeção.
b). Apesar da Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, relembrando à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.
Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação