Estatística
A estatística está presente em muitas situações do dia a dia sem que tenhamos noção de que isto ocorre:
- a previsão de que determinado candidato sairá vencedor em uma eleição minutos após o pleito;
- o industrial que precisa saber a porcentagem de peças defeituosas esperadas, para minimizá-las visando manutenção da reputação de sua empresa no mercado;
- a sua decisão de ultrapassar um farol fechado pois a probabilidade de haver um guarda é pequena
e tantos outros.
O processo estatístico compreende uma série de estudos, que preliminarmente definem a população a ser analisada, eventual definição de uma amostra que represente adequadamente esta população, coleta de dados, tabulação dos dados e análises através de gráficos. Posteriormente são definidos alguns padrões da amostra encontrada, através da estatística descritiva (medidas de posição e dispersão). Podemos ainda, através do conceito de probabilidades, avaliar a chance de determinado evento ocorrer dentro daquela amostra. Finalmente, através da inferência estatística, posso extrapolar para toda a população, as observações feitas para a amostra.
Estudaremos ainda a regressão linear que procura qual a relação que pode existir entre duas variáveis, como por exemplo a quantidade de leite produzido por um rebanho em relação à quantidade de chuvas.
2. Dados estatísticos
Os dados devem ser apresentados em forma de gráficos ou tabelas para facilidade de observação e manipulação.
Por exemplo, podemos citar os balanços das empresas, que nada mais são do que tabelas sintéticas de dados das empresas. São apresentados de forma convencionada facilitando a análise. Gráficos podem ser apresentados mostrando participação de Ativos/Capital de terceiros/Capital Próprio, Ativo Circulante/Ativo de Longo Prazo/Imobilizado, etc.
Podemos citar ainda, para efeito de construção de tabelas para facilitar as análises, sua utilização em indústrias diversas como de fabricação de parafusos (comprimento e