Estatística e métodos estatísticos
No âmbito educacional, a estatística surge como potente ferramenta pedagógica, na mediada em que oferece uma grande variedade de recursos capazes de coletar dados, organizá- los, elaborar diagnósticos e, finalmente, apresentar soluções. Boa leitura!
Com exemplo, citemos o caso de uma unidade escolar pública que enfrenta problemas com a elevada ausência de alunos apresentada em suas aulas diárias. Aplicando o método estatístico como instrumento de solução no caso em questão, o primeiro passo é levantar os motivos apresentados pelos alunos como justificativa pelas ausências. O segundo passo consiste em padronizar tais motivos, e enquadrar cada aluno ausente em um destes. O passo seguinte envolve organizar os dados em planilhas e gráficos.
A partir daí, inicia-se a fase de análise e tomada de decisão.
Estatística
A estatística, ramo da matemática aplicada, corresponde a um conjunto de métodos aplicados na coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, com o intuito central de constituir uma sólida base para a tomada de decisões e formulação de soluções.
O mundo contemporâneo é caracterizado pela disponibilidade de um grande volume de informações que passam a integrar nosso dia-a-dia. Neste cenário, jornais, revistas, Internet e outros meios de comunicação veiculam diversas notícias pautadas em dados estatísticos.
1) “Quando se cruzam os dados de escolaridade com os de salário, colhidos na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, é possível verificar que o maior salto de renda se dá entre o ensino médio e o superior.” (Revista Veja, São
Paulo, n. 1.972, 6 set. 2006)
2) “Em 1976, os índices de analfabetismo na China beiravam os 60% (...) em apenas 3 décadas (...) país conseguiu formar nada menos que 1,2 milhão de pesquisadores com doutorado e reduzir o analfabetismo a 4%.”
(Revista Veja, São Paulo, n. 1.968, 9 ago. 2006).
A maioria das pessoas, ao deparar-se com