Estatística da qualidade
ESTATÍSTICA
Definição
Segundo Triola, a Estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões.
Segundo o wikipedia,estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Ou seja mais resumido: A estatística utiliza-se através das teorias probabilísticas para explicar a frequência de fenômenos e para possibilitar a previsão desses fenômenos no futuro.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
O Controle Estatístico da Qualidade – CEQ (composto de Controle Estatístico de Processos –
CEP, Estudos de Capabilidade de Processos, Aceitação por Amostragem e Planejamento de
Experimentos) é uma ferramenta muito importante para a obtenção, manutenção e melhoria da
Qualidade de produtos e serviços produzidos por uma organização.
Nos próximos capítulos veremos mais sobre o uso das tecnologias na estatística da qualidade
Capítulo I
A. AS FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE“O principal objetivo da criação de ferramentas é de identificar os problemas existentes tanto no processo, no fornecedor e no produto, com o surgimento das ferramentas básicas isto ficou mais