Estatística básica
http://online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo
Conteúdo :
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Caro Aluno
Seja bem vindo.
Esta disciplina foi produzida como seqüência do curso de Estatística. Todos os conceitos aprendidos lá serão utilizados aqui como matéria prima para o aprofundamento dos conceitos estatísticos. Na Estatística Aplicada iremos ver assuntos mais próximos da prática profissional do que vimos anteriormente, mas necessitaremos de ferramentas matemáticas mais elaboradas. Na medida do possível iremos revê-las quando forem necessárias. Mas é sempre conveniente que você revise os conceitos matemáticos aprendidos em disciplinas anteriores.
O estudo da Estatística, como de todas as ciências exatas, obriga à repetição, o maior número de vezes possível, de exercícios de fixação. No presente material os cálculos definidos são mostrados uma única vez, como exemplo, mas o aluno deve se lembrar que terá à disposição nos materiais complementares uma grande quantidade de exercícios e problemas e que o aprendizado somente será garantido caso eles sejam feitos em sua totalidade.
Na disciplina de Estatística vimos e diferenciamos População e Amostra e a seguir passamos ao estudo da Estatística Descritiva, ou em última análise ao estudo das amostras. Agora iremos passar ao estudo das populações e das relações entre as populações e suas amostras.
A idéia geral é conhecer primeiro qual é o comportamento previsto para populações e amostras e a seguir relacioná-las obtendo previsões com razoável grau de confiança.
O curso de Estatística Aplicada foi dividido em cinco assuntos.
No 1º assunto trataremos dos assuntos referentes às probabilidades. Como são calculadas e quais seus limites de utilização. Esses conceitos são importantes para se ter a idéia exata do que significa algo ser provável e não certo. É um assunto no qual o raciocínio lógico é fundamental. Procurou-se apresentá-lo de maneira progressiva e natural, não se prendendo a grandes