Estatisticas
Segundo Anderson et al, (2003) estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. Através de levantamentos de dados a estatística os interpretam e os apresentam de uma forma, onde as tomadas de decisões serão fundamentadas e organizadas.
Os dados consistem em informações coletadas, analisadas e sintetizadas, para apresentação e interpretação. Quando é feito um estudo particular com os dados, os resultados chamam-se de conjunto de dados para estudo.
Toda informação devidamente coletada e registrada é um dado estatístico.
Todo dado estatístico refere-se a uma variável.
Segundo Bussab et al (2003), variáveis são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em variável quantitativa ou variável qualitativa. • Variável Qualitativa são caracterizadas com qualidade ou atributo, da pessoa pesquisada, quando falamos do sexo, educação ou ate mesmo estado civil, se refere a variável qualitativa que pode fazer uma distinção entre dois tipos: variáveis qualitativa nominal, para a variável que não existe nenhuma ordenação, e variável qualitativa ordinal para aquelas que se pode ordena. • Variável Quantitativa são caracterizada com números ou mensuração no resultado da pesquisa, quando falamos em salário, idade, numero de filhos, estamos falando então de variável quantitativa, que também faz uma distinção entre dois tipos: variável quantitativa discreta são aquelas cujos os possíveis valores formam um conjunto finito ou enumerável de números, e que resulta em uma contagem, como numero de filhos (0,1,2,3,...), já as variáveis quantitativas continuas pertencem ao intervalo de números reais e que resulta em uma mensuração, como por exemplo altura (1m83cm 1m32cm).
Segundo Bussad, et al 2003, o principal objetivo de um pesquisador ao estudar uma variável, é conhecer seu comportamento, e analisar o comportamento de suas possíveis realizações.
Uma