Estatisticas de Renda Per Capita e PEA por estado em 2013, com cálculos das medidas de posição e dispersão
Ciências Econômicas
Trabalho de Estatística Econômica
Prof. Sidnei de Caria
Luiz Fernando Toriani Santos
Rodrigo Toscano Gomes
INTRODUÇÃO
Dada a grande diversidade econômica entre os Estados do Brasil, espera-se entender como se configuram as atividades econômicas e os reflexos destas em diversos âmbitos sociais.
Neste trabalho, procuramos analisar as relações entre a média de renda e o numero de pessoas economicamente ativas, por estado, bem como a distribuição da mesma sobre a população.
Dentro desse contexo, serão apresentados os seguintes dados: População Economicamente Ativa (PEA) e Renda Domiciliar per Capita Média (RENDA PCM ou RPCM) – o que dá certa noção do nível de atividade econômica de cada Estado, relacionados ao valor, distribuição e alguns outros aspectos da renda.
O recorte utilizado é um cross-section, que abrange dados de 27 estados, no ano de 2013. A partir de dados disponíveis no Ipeadata, serão apresentadas as medidas de posição e dispersão através de planilhas no softwear Excel. As análises sobre os dados serão feitas neste documento.
1. Dados e Gráficos
As mensurações disponíveis apresentam uma grande disparidade entre os Estados. Os maiores picos de População Economicamente Ativa se dão para os Estados de Minas Gerais e São Paulo (Estado com maior atividade econômica). Porém, isso somente demonstra que as medidas demográficas desses dois Estados são maiores que as de outros Estados. O Estado de Acre se mostra com menor índice.
Para Renda per Capita Média, o Distrito Federal se apresenta com maior valor de renda média, mesmo apresentando baixo índice demográfico. Alagoas se apresenta com menor valor de renda média
2. Média e Moda
Feita a soma de todos os dados de PEA e Renda PCM, a média se mostrou distribuída em 3.605.304,5185 para População Economicamente Ativa média em cada Estado, e 940,87 de