ESTATISTICAS DE ACIDENTE DE SEGURANÇA NO TRABALHO- 2012-RN
Define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.
De acordo com a revista anuario brasileiro de proteção 2013, no termo ESTABILIDADE.
“O Nordeste ainda manteve seu quadro de acidentalidade laboral praticamente igual ao registrado em 2010, tendo sofrido um pequeno acrescimo de 0,5% em seus infortunios em 2011.”
As informações apresentadas a seguir nessa seção foram extraídas do Sistema Único de Benefícios – SUB e do Sistema de Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT, desenvolvido pela DATAPREV para processar e armazenar as informações da CAT que são cadastradas nas Agências da Previdência Social ou pela Internet.
Segundo pesquisa do INSS 2012, os principais conceitos tratados no mesmo são:
Acidentes com CAT Registrada.
Acidentes sem CAT Registrada.
Foram registrados cerca de 705.239 de pessoas na quantidade de acidentes do trabalho em 2012 no Brasil, . O País gasta cerca de R$ 70 bilhões em acidente de trabalho anualmente. sendo um total de 6.946 pessoas registradas somente no Rio Grande do Norte.
Vejamos uma tabela concedida por um auditor fiscal que demostra em 2013 dados de inspeção de segurança no trabalho em diversos setores:
O índice onde ocorre um maior número de acidentes de trabalho é justamente na contrução civil, como demostra na tabela a cima, um dos maiores meios de alterarmos estes dados seria criando uma estrategia de prevenção de acidentes de trabalho na construção civil, abordando o conceito de proteção, informação como implantando a promoção de ações e/ou programas de Qualidade de vida no trabalho (QVT), que tenta desenvolver e manter a motivação e comprometimento dos trabalhadores, resultando em inúmeros