EstatisticaCorpo

1118 palavras 5 páginas
Etapa 2

Passo 1
Ler atentamente o PLT da disciplina que descreve medidas de posição e medidas de dispersão e variabilidade. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização de medidas de posição e dispersão na área de Administração. Acesse também o material de apoio para uso da Ferramenta Excel

2. Elaborar um texto dissertativo, contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Esta pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.

Definindo Estatística Um conjunto de valores pode ser convenientemente sintetizado por meio de procedimentos matemáticos com poucos valores representativos - média aritmética, mediana e moda. No entanto, quando se trata de representar dados estatísticos, mesmo àqueles já convenientemente simplificados, é necessário ter-se uma idéia retrospectiva de como se apresentavam esses mesmos dados na tabela.
Sendo assim, não é suficiente dar uma medida de tendência central para caracterizar perfeitamente um conjunto de valores, por exemplo, mesmo sabendo que a temperatura média de duas cidades é a mesma, igual a 26º.
Ainda assim, somos levados a pensar sobre a temperatura e sobre o clima dessas cidades. Em uma delas pode variar de um clima muito quente de um ponto da cidade como outro mais favorável. Consideremos o seguinte conjunto de valores das variáveis x, y e z.

Exemplo: x: 70; 70; 70; 70; 70 y: 67; 70; 70; 71; 72 z: 4; 16; 50; 120; 160

Calculando a média aritmética de cada um desses conjuntos, obtemos a mesma média:
Média de x = 350/5 = 70
Média de y = 350/5 = 70
Média de z = 350/5 = 70

Observamos que a média é a mesma nos três casos, mas podemos notar que a média de x é mais homogênea, ou seja, os valores são iguais e, por sua vez, y é mais homogêneo que z.

Chamamos de dispersão ou variabilidade a maior ou menor

Relacionados