Estatistica
Mensuração e Escalas:
Fundamentos e Escalas Comparativas
A mensuração é a atribuição de números ou outros símbolos a características de objetos de acordo com certas regras predefinidas. Observe que o que se mede não e o objeto, mas uma de suas características. Assim, não medimos consumidores apenas suas percepções, atitudes, preferências ou outras características relevantes.
Escalas geração de um continuum no qual se localizam objetos medidos a escala pode ser considerada uma extensão da mensuração. A escala envolve a criação de um continuum no qual se localizam os objetos medidos.
A mensuração é a atribuição efetiva de um numero de 1 a 100 a cada entrevistado. A escala refere-se ao processo de colocação dos entrevistados em um continuum em relação a sua atitude para com as lojas e departamentos. A colocação de empresas individuais no continuum da taxa de retorno refere-se à escala.
Principais escalas de mensuração há quatro escalas principais de mensuração: nominal, ordinal, intervalar e razão.
Uma escala nominal é um esquema figurativo de rotulagem em que números servem apenas como rótulos ou etiquetas para identificar e classificar objetos. Nas escalas nominais a pesquisa de mercado serve mais para identificar respondentes, marcas, atributos e outros objetos. Uma escala nominal não necessariamente implica a atribuição de números; letras do alfabeto e símbolos podem ser igualmente atribuídas. Os números em uma escala nominal não reflete o grau das características possuído pelos objetos. A única operação permissível sobre os números em uma escala nominal e a contagem. Um exemplo comum e corrente de uma escala nominal é atribuído aos jogadores de futebol americano. Em pesquisa de marketing pode se dar na classificação de preferência,posição no mercado, classe social.
Escala ordinal é uma escala de classificação em que são atribuídos números a objetos para indica ate que ponto cada objeto possui determinada